"Currículo é texto, texto é discurso, discurso é linguagem é minha comunicação com o mundo".
O currículo se materializa por uma série de ações pensadas na escola, o planejamento, a execução, a avaliação, o processo de ensino aprendizagem.
Diversos agentes compõem e determinam o currículo. O governo, federal, estadual, municipal, preescrevem as diretrizes curriculares para serem seguidas pelos executores que são os professores e todos os que estão inseridos no ambiente escolar. Os professores "moldam" o currículo e determinam o que fazer com ele através do planejamento e da ação, ou seja, a forma como desenvolvem o planejamento com os alunos. O currículo em ação é a aula do professor e os alunos que fazem parte dela.
As politicas curriculares representam o conjunto de vozes que se articulam para atender uma demanda, só que neste conjunto nem todas as vozes falam a mesma altura. Diversos autores escrevem sobre currículo e o conceituam no entanto, cabe aos executores do currículo determinar o que fazer a partir destas preescrições.
Se estamos envolvidos com a educação, todos somos agentes currículares e como agentes currículares pensamos como desenvolver um currículo que atenda a demanda da educação integral.
Nos dias 28 a 31 de maio deste ano aconteceu em Brasília o IV seminário nacional de educação integral. Neste seminário estavam presentes educadores de todo o país, gestores de escolas públicas, autores de diversos escritos sobre educação. Todos tinham uma preocupação: A construção de uma agenda para a educação integral. O que priorizar nesta agenda, como construir esse currículo? Todos concordam que neste currículo deve constar a intersetorialidade, as artes, a tecnologia. Assim como também concordam e defendem uma escola pública para todos, onde todos possam ser ouvidos e sejam participes desta construção. O desafio esta lançado, cabe a todos nós desconstruirmos muitos conceitos que nos impossibilitam de nos vermos e agirmos como agentes currículares capazes de construir um novo currículo que represente a comunicação que queremos estabelecer com o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário