Neste período de discussão sobre a ampliação do tempo escolar, são discutidas questões como tempo-espaço, avaliação, metodologias, conteúdos, gestão, formação. Estas indagações tem nos levado a consciência que precisamos entender melhor o currículo desenvolvido no espaço escolar , assim como também definir o que entendemos por conhecimento escolar já que é de fundamental importância selecionarmos para compor o currículo conhecimentos relevantes e significativos.
O conhecimento escolar deve propiciar ao estudante condições dele ir além do seu mundo cotidiano, ampliando-o e transformando-o como um sujeito ativo na mudança do seu contexto.
Os conhecimentos escolares devem facilitar ao aluno uma compreensão da realidade em que está inserido e que o possibilite agir de forma consciente promovendo a ampliação do seu universo cultural. O currículo tem o potencial de fazer as pessoas compreenderem o papel que devem ter na mudança de seus contextos imediatos e na sociedade em geral, bem como ajudá-las a adquirir conhecimentos e habilidades necessárias capazes de fazer com que isso aconteça.
Mas que conhecimentos priorizar neste novo curriculo para a escola que queremos?
Currículo também tem sido alvo de preocupação e de debates de pesquisadores, das secretarias de educação Municipais e Estaduais e do Ministério de Educação (MEC). O MEC encaminhou as unidades de ensino, por meio da secretaria de educação básica uma publicação intitulada Indagações sobre Currículo. Tal publicação, elaborada a partir de discussões junto as equipes técnicas e representantes da comunidade acadêmica, tem como intenção desencadear uma reflexão sobre o tema. Um dos seus cadernos, Currículo Conhecimento e Cultura, escrito por Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau permite refletir questões que consideramos significativas para o desenvolvimento do currículo nas nossas escolas. Neste caderno os autores destacam que a preocupação dos pesquisadores tem se deslocado das relações entre currículo e conhecimento escolar para currículo e cultura. Buscam trazer os conceitos apontados para a palavra cultura desde o primeiro e mais antigo significado de cultura apontada pela literatura do século XV até o mais atual que deriva da antropologia social e concebe a cultura como prática social e não como coisa ou estado de ser. Segundo os autores a cultura implica um conjunto de práticas por meio dos quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo. Representa um conjunto de práticas significantes.
Nos remetemos a tarefa da escola que é transmitir o legado cultural, a cultura transmitida pela escola não é "qualquer cultura" portanto não são todas as práticas culturais que entram dentro da escola e são valorizadas por ela. Algumas culturas são marginalizadas e não fazem parte do curriculo escolar.
Na construção do currículo da escola integral é fundamental que outros saberes possam fazer parte do currículo como os saberes comunitários vivenciados pelos alunos e suas familias. A cultura escolar de priorizar somente alguns saberes, desconsidera os saberes da comunidade onde a escola esta inserida assim como também desconsidera os saberes das crianças e adolescentes que povoam nossas salas de aula.
( Fotos retiradas do google imagem)
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